Volvo Iron Knight

Volvo Iron Knight

Caminhão, estilo e velocidade combinam? No Volvo Iron Knight, com certeza, é uma mistura explosiva e super moderna, conquistado todos aqueles que gostam de velocidade e caminhões insanos. Então, conheça o caminhão mais rápido do mundo, o Volvo Iron Knight.

Um supercaminhão!

Curiosamente, o supercaminhão da Volvo foi construído especialmente para quebrar o recorde mundial de aceleração e velocidade entre os veículos de grande porte, tendo uma velocidade máxima de 276 km/h, ou seja, atingindo uma marca muito elevada e relevante, o que o coloca no topo no quesito velocidade.

O Volvo Iron Knight possui 2.433 cavalos de potência e 611,8 mkgf (metro por quilograma-força) de torque, sendo que o conjunto de transmissão que comanda o veículo é uma dupla embreagem I-shift, reforçada para suportar o torque do caminhão.

Para alcançar o seu objetivo e quebrar os recordes pretendidos, o Volvo Iron Knight é pilotado por Boije Ovebrink, um competidor veterano e com muitos anos de experiência. Além disso, o supercaminhão foi construído do zero, com exceção do motor e da transmissão, permitindo, assim, que os projetistas desenvolvessem um veículo capaz de quebrar recordes e marcas pelo mundo.

A máquina por dentro

A cabine do Volvo Iron Knight, construída em fibra de vidro, foi elaborada a partir de um conceito aerodinâmico, com entrada de ar nas extremidades, o que melhora a diminuição da temperatura do motor e do câmbio, propiciando, assim, para o conjunto, um melhor aproveitamento de suas qualidades e aumentando a velocidade final do veículo.

Contudo, não é só velocidade e desempenho final que o supercaminhão busca, pois, além da potência, o Volvo Iron Knight conta com muito estilo, possuindo santantônio, suspensão rebaixada e lanternas de led – o que faz dele um ponto de atenção em todas as feiras de veículos automotores.

Os detalhes técnicos do Volvo Iron Knigth

Vamos aos dados desse caminhão cheio de estilo e feroz:

  • Caminhão mais rápido do mundo.
  • 21,29 segundos gastos para acelerar de 0 a 1.000 metros.
  • Velocidade média de 169 km/h.
  • 13,71 segundos gastos para acelerar de 0 a 500 metros.
  • Velocidade média de 131,29 km/h.
  • 276 km/h foi a velocidade máxima atingida pelo supercaminhão na pista de teste.

Em setembro de 2019, o Volvo Iron Knigth desembarcou na América Latina, onde irá percorrer vários países, sendo apresentado aos aficionados e apaixonados por grandes caminhões. Na ocasião, o supercaminhão foi exposto na Fenatran 2019, no 22º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, realizado em São Paulo, entre os dias 14 e 18 de outubro.

Das telas para o mundo real

Com a grande produção de filmes de corrida, com carros cada vez mais velozes e cheios de tecnologia, não era de se espantar que os “carros maiores” também entrassem nesse mundo e passagem, agora, a ser mais divulgados. A Volvo já fora responsável pelo Wild Viking e o Mean Green, antigos detentores do título de caminhão mais rápido, mas elevou ainda mais o posto de supercaminhão ao criar o Volvo Iron Knight, um cavaleiro da velocidade.

Compartilhe este texto com seus amigos!