A vida corrida e com tantas obrigações financeiras fazem, às vezes, com que a gente perca o sono, ora pelas preocupações, ora pela necessidade de continuar trabalhando mais e mais. No entanto, a gente sabe que não é possível manter o mesmo rendimento por tanto tempo sem que haja um bom descanso, uma boa noite de sono. Logo, a importância do sono para o caminhoneiro é essencial para a saúde do motorista e para uma atividade profissional.

A importância do sono para os motoristas de caminhão

Parece bobo e sem importância, mas uma boa noite de sono equivale a uma vida familiar mais proveitosa e um rendimento maior no trabalho. Logo, manter um equilíbrio pessoal, balanceando bem a vida profissional e o descanso pessoal, é importante para que o homem, não importa a profissão exercida, tenha uma boa qualidade de vida.

O que fazer para manter uma rotina de sono mais adequada

  • Reconheça a imprevisibilidade da profissão: Note que o trabalho é diferenciado e as demandas não são as mesmas para todos os tipos de transporte de cargas e nem mesmo para todas as empresas. Logo, é importante reconhecer que a rotina pode ser, às vezes, imprevisível, sendo necessário encaixar entregas em horários distintos e períodos de direção incomuns, como dirigir à noite, o que pode impedir, talvez, que o caminhoneiro estabeleça um momento de descanso adequado, com horas suficientes de sono e lazer.
  • Durma sempre que houver uma chance: Se a rotina é imprevisível e descansar pode ser, às vezes, um momento raro, busque dormir sempre que possível, mantendo um corpo forte e descansado, o que permitirá que você siga trabalhando e mantenha a sua produtividade. Para os motoristas iniciantes, nem sempre é fácil trabalhar durante todo o dia, mas, para os mais experientes, a idade pesa e o corpo fica mais fraco. Logo, para todos os caminhoneiros, é importante reconhecer os limites do corpo, sabendo exatamente o momento de descanso.

Dicas para uma boa rotina profissional

  • De acordo com a sua rotina e escala de trabalho, sempre que possível, estabeleça horários de descanso, ainda que não se sinta cansado. Lembre-se: dormir é fundamental para um bom dia de trabalho.
  • Se está em um momento de espera, seja no período de descarga, seja na hora de carregamento do caminhão, aproveite o tempo para descansar e dormir, ainda que você só possua um pequeno intervalo de tempo para isso.
  • Não se descuide de sua vida familiar e, também, dos momentos de lazer, pois momentos bons e felizes são fundamentais para uma saúde mental adequada.

Portanto, embora tenhamos compromissos profissionais, cuja pressão de entregar as mais variadas cargas e dirigir até o destino final torna a rotina do motorista de caminhão cada vez mais cansativa, rodar durante toda a noite não é tarefa fácil e, talvez, não seja a mais segura. Saber quando descansar e por quanto tempo dormir é, desse modo, fundamental para se manter um corpo saudável e forte, permitindo que o caminhoneiro trabalhe mais e seja produtivo, o que resulta em um trânsito seguro e a certeza de voltar para casa.

Compartilhe este texto com seus amigos!