Embora a vida do caminhoneiro não seja fácil devido o tempo longe da família, sabemos que existem muitas coisas boas que fazem o caminhoneiro ser apaixonado por sua profissão. As estradas e belas paisagens, os amigos que fazem nas viagens, sem falar nas histórias contadas com maior orgulho. E o que dizer do bem-estar com a comida fresquinha para saborear? Pensando em você, caminhoneiro, trouxemos algumas vantagens de ter um refrigerador em seu caminhão. Afinal de contas, sabemos que o caminhão é a casa do caminhoneiro e nada melhor do que estar bem equipado na sua casa, não é verdade? Mas como instalar uma geladeira no caminhão?

Também conhecida como refrigeradores, as geladeira para caminhão são bem acessíveis atualmente, e é um excelente custo-benefício para o caminhoneiro. A principal vantagem é o transporte de alimentos, que além de ser importante para mantê-los refrigerados, você acaba economizando nas refeições e compra de produtos perecíveis no meio da viagem. É um excelente investimento, que com certeza se pagará em breve. Outra vantagem, é que você sempre terá alimentos frescos para consumo imediato, deixando assim, sua alimentação mais saudável e ajudando no seu bem-estar.

Crédito de Imagem / Site Elber – Arte: Guilherme Cipriani

Como instalar uma geladeira no caminhão?

Para iniciar, a instalação deve ocorrer na carroceria do caminhão ao lado da caixa de rancho, pois é inviável por no outro lado e ter que sempre estar buscando os produtos longe. Deve ser em local com boa circulação de ar para um melhor desempenho. Opte por um local plaino mas que o caminhão esteja no chão e não sobre plataformas. Em duas pessoas para mover ou instalar a geladeira é o necessário. Pois normalmente alguém segura a geladeira enquanto o outro fura o chassi para marcação bem correta. É de extrema importância que a geladeira esteja no nível certinho, assim evitará problemas como com a porta por exemplo, que poderá não fechar por completo caso a geladeira não esteja bem nivelada.

Utilize parafusos para fixar que permitam soltar a geladeira em caso de necessidade. Dê preferencia  aos suportes fornecidos pela fabricante que foram adequadamente desenvolvidos para este projeto e função.

Instalação da rede elétrica para instalar a geladeira no caminhão

Para o perfeito funcionamento da geladeira, a instalação da rede elétrica deve obedecer aos seguintes critérios:

Deve-se respeitar a polaridade indicada no chicote elétrico (positivo e negativo). Que será realizado direto da bateria do caminhão e que já estará identificado no chicote da geladeira. Ou seja, os fios preto e azul que obtém seis (6) milímetros, necessários para um bom desempenho e não perder a voltagem. Lembrando que a cor azul refere-se ao positivo e a cor preta ao negativo.

Caso ligue os cabos invertidos, o fusível irá queimar, sendo necessária a sua substituição. Isso é muito importante para proteger toda a eletrônica da geladeira. Procure utilizar conectores exclusivos para a ligação da geladeira na bateria – terminal olhal – passa parafuso por dentro – prende certinho nos polos. Recomenda-se respeitar as seguintes distâncias no momento da instalação:

    • Traseira: 15 cm da longarina do chassis – para a perfeita circulação de ar
    • Superior: 10 cm – para abertura de porta e não correr o risco de rasgar a borracha
    • Lateral: 10 cm – também para a circulação de ar

É importante que o espaço para instalação na parte traseira seja dada uma atenção maior. Já que ali está o compressor e este, não pode ser super aquecido pois consequentemente a geladeira ira desarmar. E com circulação de ar necessária o desempenho será infinitamente melhor. Obedecendo todas as programações realizadas. Na dúvida, confira o manual do fabricante.

Veja também: Geladeira para caminhão Elber vs Resfriar – Qual escolher?

 

Compartilhe este texto com seus amigos!