Atravessar o país de norte a sul, ou leste a oeste, e ter, ainda, uma rotina saudável, com uma alimentação adequada e uma água gelada não é tão fácil, mas ainda bem que as geladeiras para caminhão são um investimento em qualidade de vida e bem-estar dos motoristas. Se você precisa instalar uma geladeira no seu caminhão, ou ainda não sabe bem como ela funciona, continue a leitura e tire todas as dúvidas sobre a geladeira para caminhão.
O que preciso saber sobre a geladeira para caminhão
Inicialmente, é preciso saber sobre preços e, apesar dos escorpiões no bolso, abrir um pouco a mão é investir em melhores condições de trabalho. O valor de uma geladeira para caminhão é, normalmente, 50% maior que o valor de um eletrodoméstico tradicional, o que é explicado pela instalação do equipamento no sistema elétrico do veículo, a criação do espaço para colocar a geladeira, o isolamento térmico mais resistente e a necessidade do equipamento absorver melhor as vibrações do asfalto.
Importância das geladeiras automotivas
A geladeira para caminhão permite o resfriamento e o congelamento dos alimentos, o que pode ser traduzido em um melhor aproveitamento dos produtos alimentícios, um menor desperdício e, consequentemente, uma alimentação mais saudável, já que os motoristas de caminhão podem escolher o que levar, não se preocupando tanto com o perigo de estragar os alimentos.
Características das geladeiras para caminhão
- Podem ser lavadas junto ao caminhão, já que tem uma estrutura mais sólida e bem robusta.
- Isolamento térmico mais eficiente, suportando o calor da estrada e do veículo.
- Estrutura rígida e bem estruturada, o que permite que elas suportem as irregularidades das estradas.
- Ao ser instalada em 12 ou 24V, se evita a instalação de outros equipamentos, como inversores de voltagem.
- Menor demanda de fabricação, o que acarreta em maiores custos unitários.
Benefícios da geladeira para caminhão
- Melhor alimentação: Uma vez que os produtos alimentícios são mantidos frescos e adequados para a alimentação dos motoristas.
- Conforto: Além da melhor alimentação, há a possibilidade manter bebidas geladas dentro do veículo, o que é essencial para dias quentes na estrada.
- Economia: Se o motorista pode escolher o que comer e beber, sem se preocupar em parar em cada posto de combustível e conveniência para comprar novos produtos, há uma diminuição grande dos custos financeiros da viagem.
Como funcionam as geladeiras para caminhão
Um fluído refrigerante circula na tubulação, reduzindo e aumentando a pressão, sendo que, nesse movimento, um condensador elimina o calor, um evaporador faz a passagem do estado gasoso, absorvendo o calor do ambiente, e, por fim, as correntes de convecção do congelador misturam o ar em diferentes temperaturas, abaixando, portanto, a temperatura interna da geladeira.
Há somente um tipo de geladeira?
Não, além das diversas marcas de geladeiras para caminhão, as construções do equipamento podem ser diversas e os processos de funcionamento também podem ser diferentes. Assim, elas podem ser a gás e propano, a amônia e, ainda, utilizarem um sistema elétrico.
Portanto, ainda que possam existir inúmeras outras dúvidas, é possível ver que saber como são feitas as geladeiras para caminhão e a importância delas para o cotidiano do motorista é essencial para se aproveitar os benefícios desse equipamento, que, apesar dos custos, melhora muito a qualidade de vida do caminhoneiro.