Para um bom motorista, escolher o melhor horário para dirigir, quando sair em cada tipo de estrada e, principalmente, o período em que sua viagem irá render mais é indispensável. Se a intenção é dirigir à noite, visando pegar menos trânsito e, assim, chegar mais cedo no destino final, ou se o desejo é sair durante o dia e ter mais clareza da rodovia, é uma escolha particular, mas que influencia muito o desenrolar do dia, então o que vai ser? Dirigir à noite x dirigir durante o dia: qual deve ser a sua estratégia? Já pensou nisso? Então, é hora de começar.

O que determina a minha escolha?

É preciso reconhecer, inicialmente, que escolher o melhor período para viajar depende de dois fatores bem específicos:

  • Preferência e, nesse caso, estamos falando de gosto pessoal, o que é mais interessante segundo os seus interesses.
  • Característica da carga, isto é, se há um horário específico para coletar e para fazer a entrega dos produtos, a sua rotina deve se adaptar.

A partir desses aspectos, é possível organizar melhor o trabalho, a rotina profissional e os horários mais atraentes do serviço de transporte que será feito, estabelecendo, assim, se vale mais a pena dirigir à noite ou dirigir durante o dia.

Dicas para organizar melhor a rotina e descobrir o horário certo para trabalhar

  • Encontrar um local de estacionamento: Se há necessidade de estacionar em um pátio de caminhões, cuja movimentação pode ser maior em determinado horário do dia, busque dirigir no horário oposto ao da movimentação, chegando, pois, ao estacionamento, em um período mais tranquilo.
  • Rotina flexível: Planeje a sua rotina e organize a sua rota, estabelecendo os melhores horários de descanso e de direção.
  • Reconheça a competitividade dos motoristas: Apesar do companheirismo entes os profissionais, há certa competitividade e horários concorridos de viagem, o que exige mais atenção e cuidado dos caminhoneiros, uma vez que todos buscam fazer o transporte das cargas em um tempo cada vez menor.
  • Rotina e energia física: Dirigir à noite exige muito mais do corpo, o que pode ser um diferencial na hora de estabelecer os horários de trabalho. Logo, reconhecer os limites do próprio corpo é fundamental para se escolher o turno de direção.
  • Trânsito: Dirigir à noite ou durante o dia é definido, na maioria das vezes, pelo tráfego esperado pelo caminhoneiro, que estabelecem, geralmente, a sua rota e o seu horário de trabalho a partir do trânsito esperado, principalmente nas grandes cidades.

Sugestões para tentar se manter acordado:

  • Sempre que possível, tire pequenas sonecas.
  • Não fique muito exausto antes de dormir.
  • Reconheça os limites do seu corpo.
  • Evite muita cafeína, pois ela pode ter o efeito contrário.
  • Evite refeições enormes.

Enfim, nem sempre será possível escolher o melhor horário para dirigir, uma vez que isso depende, também, dos compromissos profissionais estabelecidos, cujo horário de coleta e entrega é previamente definido. Contudo, se a rotina do motorista é mais flexível, vale a pena considerar os prós e contras de cada horário, escolhendo, portanto, o melhor momento de pegar as estradas. No final das contas, o que importa é que planejar e organizar a viagem é essencial para um bom trabalho, não importando o horário que o caminhoneiro irá escolher para dirigir.

Compartilhe este texto com seus amigos!