No Brasil, um país continental e cujas estradas, às vezes em más condições de circulação, não trazem tanta segurança, obrigando os motoristas a andarem lentamente e a parar em locais afastados e mal sinalizados, por exemplo, a segurança é um tópico recorrente de discussão e, provavelmente, todos já escutaram algum episódio sobre assaltos, agressões e, até mesmo, mortes de caminhoneiros. Desse modo, esteja atento as dicas de caminhoneiro e como se proteger na estrada.

Cuidados que os caminhoneiros devem ter

  • Esteja atento ao seu redor: Observe o ambiente, principalmente à noite, tomando cuidado com o local estacionado e com a região de trabalho.
  • Área de descanso: Escolha com atenção e cuidado o espaço que será utilizado para o descanso. Postos de gasolina, pátios de empresa e marginais de estrada são, às vezes, os únicos lugares disponíveis para estacionar, mas, se for preciso, ande mais e encontre locais seguros para finalizar o dia.
  • Espaços repletos de veículos: Ao transitar entre veículos parados, em paradas de caminhão, por exemplo, a atenção deve ser redobrada, uma vez que há a possibilidade de criminosos se esconderem em locais escuros.
  • Visibilidade: Ficar em áreas abertas e visíveis é fundamental para se manter a segurança, já que diminui a possibilidade de algum crime ocorrer. Além disso, estacionar em paradas de caminhão, cuja companhia de outros motoristas dá mais visibilidade aos profissionais, reduz o risco de algum problema surgir.
  • Armas: Primeiramente, é preciso mencionar que o porte de armas não é permitido no Brasil e, por isso, não pode ser considerado como uma forma de segurança do motorista. Saber reconhecer as situações, percebendo que, às vezes, revidar não é a situação ideal.

O que usar para defesa pessoal?

Diversos produtos e instrumentos podem ser utilizados para a defesa pessoal, mas lembre-se que revidar a um confronto não é a primeira opção, nem mesmo a mais sábia. Contudo, uma pequena lista de equipamentos e produtos podem ser mencionados, se for preciso, em uma situação de emergência, a saber:

  • Spray de pimenta.
  • Chave de fenda.
  • Chave de roda.

Outras dicas

  • Barulho: Caso aconteça algum problema, faça muito barulho, pois chamar a atenção das pessoas em volta diminui o ímpeto do agressor.
  • Pedir ajuda: Note que as pessoas não costumam reagir a pedidos de socorro, por medo, geralmente, mas elas se preocupam quando alguém grita “fogo”, então saiba o que gritar em momentos de estresse.
  • Invista na segurança do seu veículo: Utilize equipamentos que melhorem a segurança do seu caminhão, isto é, não deixe de colocar cortinas nas janelas, impedindo que as pessoas possam ver o que tem dentro. Lembre-se, ainda, de trancar bem o veículo.

No Brasil, nem sempre é fácil ser caminhoneiro, pois, além dos problemas logísticos e estruturais, com as péssimas estradas e uma tributação tão elevada, o que diminui tanto os ganhos dos motoristas, a segurança pública é mais um entrave para o trabalho bem-sucedido do motorista de caminhão e, por isso, saber como lidar bem com essas situações, observando dicas de caminhoneiros e formas de se proteger na estrada, é fundamental para uma atuação segura e que permita que todos voltem para casa e para as suas famílias.

Compartilhe este texto com seus amigos!