O mercado de transporte de cargas rodoviárias é o principal meio de locomoção de produtos no Brasil, possuindo uma das maiores frotas de veículos movidos a diesel e sendo responsável, consequentemente, por uma parcela consideração da emissão de poluentes no ar.

Com a intenção de trazer novas tecnologias e diminuir o impacto ambiental, têm surgido, no mundo, novas opções de transporte e construção dos veículos automotores, como os caminhões elétricos.

Caminhões Elétricos

Caminhões Elétricos: Como Funcionam?

Dentre as diversas características de um caminhão elétrico, a inexistência de um motor a combustão é o principal elemento de distinção entre os modelos elétricos e os outros veículos, uma vez que a energia elétrica é a força motora do caminhão.

Acerca da construção do caminhão, tem-se, então, a falta de um tanque de combustível e a existência de baterias, garantindo, pois, uma potência similar. Contudo, como há a utilização de peças diferentes, algumas especificidades são notadas, como o nível menor de barulho dos veículos elétricos e as dimensões, ou pesos, diferentes dos caminhões tradicionais.

Benefícios e Vantagens dos Caminhões Elétricos

Caminhões Movidos Eletricidade

Devido as suas características, os caminhões elétricos podem trazer alguns impactos positivos para a sociedade, como:

  • Impacto ambiental: Uma vez que não há a queima de combustíveis fósseis, evita-se a emissão de fumaça, a poluição do ar e a destruição da camada de ozônio. Para o mercado brasileiro de transporte de cargas, cujo principal meio de locomoção é o rodoviário, a utilização de motores elétricos pode melhorar muito a qualidade de vida das pessoas.
  • Potência equiparável: Com a evolução das tecnologias, os motores elétricos, restritos, inicialmente, aos veículos de passeio, estão, aos poucos, se equiparando aos caminhões movidos a combustão, aumentando, pois, a qualidade de vida dos motoristas e reduzindo o impacto ambiental.
  • Motores eficientes: Os motores elétricos atuais estão cada vez mais eficientes, permitindo que se tenha uma alta rodagem de quilômetros com uma quantidade inferior de carga energética. Esse movimento tende a se acentuar e, com o tempo, será possível termos viagens longas sem a necessidade de carregamento do veículo.

Desvantagens dos Veículos Elétricos

Vantagens Caminhões Elétricos

Apesar das inúmeras qualidades, incluindo a integração tecnológica e o menor custo de manutenção, por exemplo, os caminhões elétricos ainda contam com um grande ponto de interrogação, principalmente no que diz respeito ao seu funcionamento diário. Desse modo, cita-se, como exemplo de aspectos negativos dos motores elétricos, os seguintes pontos:

  • Baixa autonomia: Os veículos elétricos não possuem uma grande autonomia e, por isso, não são indicados para viagens longas. Atualmente, os caminhões podem rodar em média 150 quilômetros com uma carga de energia, o que é pouco para um país continental como o Brasil.
  • Postos de abastecimento: Outro fator importante é a falta de opções de abastecimento, isto é, não há estações de recarga energética em grande quantidade no país, o que reduz a possibilidade dos motoristas continuarem rodando durante o dia.

Caminhões Elétricos no Brasil

Caminhão Elétrico Como Funciona

Como em todos os mercados de veículos automotores, o Brasil também abre as portas para os caminhões elétricos, sendo que vários testes foram feitos em 2019 e espera-se que alguns modelos já sejam disponibilizados em 2020 para os consumidores. Assim, o e-Delivery, da Volkswagen, veículo que suporta 11 toneladas e possui uma autonomia de 100 quilômetros, é uma opção, assim como o novo veículo da JAC Motors do Brasil, o iEv 1200T.

Portanto, os caminhões elétricos são uma opção viável e interessante para o mercado de transporte de cargas, seja pelo custo de manutenção, seja pela evolução tecnológica proporcionada por eles, mas há, no Brasil, alguns pontos que devem ser melhorados para que haja o sucesso da implementação desses novos veículos.

Compartilhe este texto com seus amigos!