Atualmente existem diversos tipos de caminhões disponíveis no mercado. Caminhão Toco, Traçado, Truck, ou BI-TRUCK? Entenda as diferenças. Foi um meio que encontramos de você conhecer mais sobre o perfil dos modelos mais procurados. Cada um deles é indicado para determinado trajeto ou carga. Ou seja, alguns se adequam melhor a perímetros urbanos e outros são mais recomendados para percursos longos.

Para a escolha do seu caminhão é preciso compreender as necessidades logísticas da sua empresa.Isso é fundamental para adquirir o tipo de caminhão certo e garantir segurança e eficiência ao seu transporte. Definitivamente, o resultado de uma escolha inteligente evita desperdícios de capacidade ou sobrecarga do caminhão. Ainda sob o mesmo ponto de vista, é importante realizar uma análise que visa identificar se o modelo do veículo se adéqua ao trajeto da carga.

Caminhão Toco, Traçado, Truck, ou BI-TRUCK? Entenda as diferenças de cada modelo:

Crédito de Imagens: Designer/Guilherme Cipriani

Caminhão Toco

O caminhão toco é ideal para ser utilizado no transporte de carga em ambientes urbanos. Principalmente pela carroceria grade baixa e baú, que é bastante utilizada para cargas secas e mudanças. Por se tratar de um veículo de fácil manuseio, é bastante requisitado para ser utilizado como caminhão caçamba, no transporte de areia, pedra e terra.

Esse tipo de caminhão conta com dois eixos na carroceria: um frontal e outro traseiro de rodagem simples ou dupla. Ele possui capacidade de transportar até 6 toneladas. Tem no máximo 14 metros de comprimento e seu peso bruto (veículo + carga) chega a 16 toneladas. O caminhão todo pode se classificar em diversos tipos de carroceria, entre elas: grade baixa, plataforma, baú sider, tanque e basculante. Afinal, com toda essa versatilidade, é um veículo bastante procurado para o transporte rodoviário de carga.

Caminhão Traçado

É o caminhão ideal para quem trabalha em áreas onde o asfalto passa longe. Ele suporta cargas pesadas e trechos em más condições, deixando a condução mais segura e fácil para o estradeiro. Para superar o desafio de terrenos irregulares, os eixos podem ser configurados de acordo com a necessidade. Normalmente o caminhão traçado apresenta três eixos, sendo um deles dianteiro e dois deles traseiros e com tração. Também chamado 6×4. O nome traçado é dado porque é um veículo de dois eixos de tração nas rodas traseiras.

O caminhão traçado, mostra a capacidade de tração para superar inclinações e descidas acentuadas com total segurança e confiabilidade. Para remoção de calçada e preparação de terreno para o assentamento de piso intertravado. Também serve na correção topográfica da pista off-road para facilitar a drenagem pluvial sem que haja danos a pista causados por erosões. Assim como em grandes construções de usinas servindo como transporte de agregados como terra, areia, brita, pedra, asfalto, material detonado, bota-fora, material de demolição, material para ciclo ambiental, etc. Ou seja, é o caminhão robusto utilizado para inúmeras funções.

Caminhão Truck

O caminhão Truck, chamado também de caminhão 6×2possui o mesmo comprimento do caminhão toco (14 metros), todavia, se diferencia pelo seu eixo duplo na carroceria. Um dos eixos recebe força do motor para proporcionar melhor desempenho do veículo e, consequentemente, carregar cargas mais pesadas de 10 a 14 toneladas. O peso bruto do caminhão trucado pode chegar a 23 toneladas. Os principais usos do truck são:

Carroceria aberta – grade baixa

Esse tipo de caminhão truck é ideal para produtos que exigem uma carga e descarga fácil, como o transporte de cargas secas em geral, mercadorias encaixotadas e paletizadas, chapas e barras de aço e engradados.

Carroceria aberta – grade alta

O caminhão truck de grade alta pode ter seu uso direcionado ao transporte de cereais a granel, como soja, milho e feijão. O veículo também pode ser usado para transportar adubos, produtos em caixas e engradados. Como o automóvel possui grades maiores, ele comporta esses tipos de mercadorias de maneira eficaz.

Carroceria aberta – plataforma

Também conhecida como plataforma de socorro ou reboque, esse caminhão é utilizado para o transporte de carros ou motos.

Carroceria aberta – porta container

Como o modelo possui encaixes para fixação do container, ele é usado justamente para cargas que necessitem de transportes deste tipo.

Caminhão Bi-truck

Sem dúvida ele é um tipo de veículo que pode acrescentar no portfólio da sua transportadora. Os caminhões com tração 8×2 também conhecidos como bitrucks, possuem quatro eixos, sendo os dois eixos dianteiros direcionais. Eles tem se destacado cada vez mais pelas elevadas faixas de potência e pela alta tecnologia embarcada. O Bitruck se torna uma melhor opção que o truck normal: seu eixo extra torna ele mais leve e amigável para o asfalto. Assim reduz o risco de danos que podem levar a multas. Sucesso indiscutível no segmento de semi pesados, eles são indicados principalmente para operações rodoviárias de média e até longa distâncias.

Cada tipo de caminhão bitruck tem uma função e capacidade de carregar mercadorias específicas. Por isso, escolher um deles é uma decisão estratégica. Pois vai afetar quantos serviços você consegue fazer, quais clientes consegue atender e mexer com as perspectivas de negócios da sua transportadora.

Diferença para o caminhão truck

Apesar de ter a mesma capacidade de carga, o bitruck recebe um eixo a mais do que o truck normal. Além disso, no transporte, os eixos servem para dividir melhor o peso da carga do caminhão. Dessa forma reduz a força que ele aplica no asfalto.

Por isso, o bitruck se torna uma melhor opção que o truck normal: seu eixo extra torna ele mais leve e amigável para o asfalto.

Carrocerias para bitruck: quais são suas principais características?

Caçamba graneleira

É uma caçamba de teto aberto e paredes altas. Permite o transporte de grandes quantidades de carga, ou seja, facilita para acomodar a mercadoria e garante mais segurança e efetividade no transporte, sem perda ou dano à carga.

É uma caçamba de grande durabilidade e tem uma ótima relação custo-benefício para quem investe nela, já que transporta muita quantidade, em segurança e permite várias modalidades diferentes de carga.

Carroceria tanque

É usada para o transporte de mercadorias que exigem cuidados especiais nas suas condições de armazenamento. Ela é um equipamento extremamente resistente, com seu compartimento pronto para transportar mercadorias inflamáveis em segurança e feita para carregar líquidos e, por isso, é equipada também com quebra-ondas, para estabilizar o conteúdo líquido.

Caçamba basculante

A caçamba basculante se assemelha à graneleira, porém é articulada. Sua caixa de carga, por exemplo, pode ser em formato redondo ou quadrado e permite o escoamento da mercadoria livremente, através de uma saída em formato basculante na parte traseira do compartimento (para até 46 graus).

Tipos de caminhão Bi-truck

Cada tipo de caminhão bitruck tem uma função e capacidade de carregar mercadorias específicas. Por isso, escolher um deles é uma decisão estratégica, que vai afetar quantos serviços você consegue fazer, quais clientes consegue atender e mexer com as perspectivas de negócios da sua transportadora.

Caminhão bitruck graneleiro

Usando a carroceria de grade alta, o graneleiro consegue transportar cereais a granel, como a soja, milho, arroz e feijão. No entanto, além dos alimentos, também são transportados materiais para a plantação, como adubos e fertilizantes. O caminhão bitruck graneleiro também tem uso para transportar mercadorias encaixotadas, engradados ou ensacados, e itens para construção ou indústria, como chapas e barras de aço.

Caminhão bitruck caçamba

A carroceria de caçamba basculante, usada no caminhão bitruck, é articulada. Por isso, seu principal uso é para transportar materiais de entulho e obra, como areia, brita e terra. Além disso, é comum também transportar materiais a granel soltos e descarregá-los pela traseira do compartimento do caminhão.

Caminhão bitruck tanque

Frequentemente o tipo de caçamba tanque é associada ao transporte de combustíveis, como, por exemplo, a gasolina, o etanol e o óleo diesel. Porém, o caminhão tanque bitruck pode ser usado para carregar qualquer tipo de líquido.

 

Esperamos ter esclarecido algumas funções e potenciais dos modelos que selecionamos. Quer saber mais sobre outro tipo de caminhão? Faça a sua pergunta no comentário, logo abaixo!

Compartilhe este texto com seus amigos!